3.3.20

Timeline 2020-2022: 6 modelos Honda eletrificados, IA, conectividade e gestão energética


No seguimento do cancelamento do Salão Automóvel de Genebra que iria decorrer até 15 deste mês, a Honda realizou uma apresentação online para a imprensa onde avançou informação sobre as suas novas tecnologias eletrificadas e conectáveis, assim como a tecnologia híbrida que irá equipar os futuros modelos da gama automóvel europeia, a começar pelo novo Jazz.

Nesta conferência de imprensa, a marca reforçou a sua "Visão Elétrica" e o compromisso de que todos os modelos da gama corrente comercializados na Europa serão eletrificados até ao final de 2022. A fabricante, pela voz de Tom Gardner, Vice-Presidente da Honda Motor Europe, avançou ainda que, entre 2021 e 2022, podemos esperar a chegada de 4 novos modelos, incluindo um novo SUV e um novo veículo 100% elétrico.

A marca passa também a refletir esta visão eletrificada, com uma nova geração de modelos eletrificados e um conjunto de tecnologias de gestão energética que coexistirão sob a marca 'Honda e:TECHNOLOGY'.
Adicionalmente, ciente da importância das soluções de carregamento para os clientes de automóveis elétricos, irá apresentar a sua primeira solução comercial de gestão energética, denominada 'e:PROGRESS'. Esta solução permitirá que os clientes usufruam de custos de eletricidades mais competitivos, enquanto otimiza a utilização de eletricidade proveniente de fontes renováveis.

Através do vídeo desta conferência, a Honda apresenta ainda ao mercado europeu o novo Honda Jazz e a variante Crosstar do citadino, ambos equipados com a tecnologia híbrida e:HEV, e detalha o seu compromisso para a incorporação de tecnologias avançadas e intuitivas de conetividade em todos os seus modelos comercializados na Europa, sendo os primeiros exemplos desta incorporação, a disponibilização do aplicativo My Honda+ e do assistente Honda Personal Assistant no Honda e nos novos Jazz e Jazz Crosstar, a serem lançados em julho.


Funcionalidades avançadas e intuitivas de conectividade
A aplicação My Honda+ permite manter o proprietário conectado remotamente ao veículo e oferece várias funcionalidades, tais como controlar o sistema antirroubo do veículo, incluindo trancar e destrancar as portas à distância. Os proprietários do Honda e têm à sua disposição uma função adicional de "chave digital" que permite partilhar em total segurança o acesso ao veículo com até cinco pessoas. A "chave digital" funciona via Bluetooth e permite fechar os vidros, abrir a tampa de carregamento e trancar e destrancar o veículo, tudo isto à distância.
No improvável evento de ocorrer uma avaria no veículo, a aplicação My Honda+ inclui uma funcionalidade de "Assistência Digital em Viagem". Esta funcionalidade permite a realização de uma chamada direta para a assistência em viagem, com o envio automático dos detalhes do veículo através de GPS. A aplicação também permite monitorizar e localizar o veículo via GPS.

Para ainda maior segurança, todos os veículos possuem de série um sistema E-Call de assistência em viagem. Em caso de emergência, como por exemplo a insuflação de um airbag, a localização do veículo é enviada automaticamente para os serviços de emergência.

Já o Honda Personal Assistant (HPA) é uma tecnologia altamente intuitiva de inteligência artificial (IA) que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online. Através do HPA, as funcionalidades de infoentretenimento e conectividade no Honda e e no Honda Jazz podem ser ativadas usando comandos de voz.


"e:PROGRESS" - O primeiro serviço comercial de gestão de energia
A Honda anunciou aproveitou ainda para divulgar mais detalhes sobre o seu primeiro serviço comercial de Gestão de Energia - sob a nova marca "e:PROGRESS" - que chegará ao mercado já em 2020.
O serviço e:PROGRESS vai disponibilizar um carregador, uma tarifa e um sistema de gestão, para gerir de forma otimizada e inteligente os carregamentos das baterias dos utilizadores de veículos elétricos. Esta tarifa inteligente será o primeiro contrato de energia flexível especificamente adaptado aos proprietários de Veículos Elétricos (EV) disponível na Europa, otimizando o uso de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis, incluindo a energia solar, os parques eólicos e a energia hidroelétrica.

O novo serviço vai estar disponível em colaboração com a empresa Moixa, uma especialista em carregamento e agregação inteligentes, e ainda com o principal fornecedor europeu de energia - a Vattenfall. Através do sistema de "carregamento inteligente" GridShare da Moixa, basta que o cliente especifique os seus parâmetros preferidos para o estado mínimo de carga, através de uma aplicação instalada no seu smartphone e o sistema gere o carregamento. A eletricidade é fornecida pela Vattenfall, com uma tarifa flexível com base no "horário de utilização"; esta tarifa flexível oferece o custo de energia mais baixo a determinadas horas do dia, menor do que as de uma tarifa fixa.

A solução de hardware (carregador inteligente) para este novo serviço é o Power Charger da Honda, uma unidade doméstica com capacidade para carregar um veículo Honda e de 0 a 100% da capacidade da sua bateria, a partir de uma fonte de alimentação de 32 amperes em pouco mais de quatro horas.
O carregador da Honda chegará ao mercado no próximo Verão, estando o serviço e:PROGRESS em plena operação no decorrer do ano de 2020. Inicialmente, este novo serviço vai estar apenas disponível no Reino Unido, seguindo-se a Alemanha e outros países europeus.





Fonte: Honda
Back To Top