24.1.15

CR-V 2015 - toda a informação

O Honda CR-V é já um dos SUV's compactos mais populares do mundo. Mais de 750.000 unidades foram vendidas na Europa desde o seu lançamento em 1997, dos quais 50.000 apenas durante o ano de 2014 e durante os seus primeiros 9 meses foi o SUV mais vendido no mundo inteiro. O modelo tornou-se, assim, fundamental para o sucesso da Honda na Europa, e uma ampla quantidade de melhoramentos à 4ª geração do CR-V irão agora ampliar o seu encanto.
O novo CR-V foi desenvolvido e construído para os condutores europeus e estará disponível nos stands já nesta primavera.

Design
O estilo do novo CR-V foi pensado para corresponder ao gosto europeu. As alterações são mais notórias na frente, com faróis redesenhados fluindo para a nova grelha. Adicionalmente, o novo pára-choques e chapa de protecção do motor dão ao CR-V uma aparência mais larga e sugerem o melhoramento na estabilidade, enquanto dão uma sensação visual de rebaixamento do centro de gravidade.
Os novos faróis incorporam lâmpadas de halogéneo, luzes diurnas em LED e lâmpadas projectoras HID, dando ao veículo uma frente arrojada enquanto optimiza a visibilidade na estrada em baixas condições lumínicas.
Na traseira, a combinação de luzes LED foi redesenhada de forma a dar ao CR-V uma aparência mais
fluída e tri-dimensional. Novas jantes de 17" e 18" em liga leve estarão também disponíveis, complementando os melhoramentos exteriores.
No interior, o tablier de materiais de alta qualidade nas principais áreas, foi redesenhado para permitir um mais fácil acesso e visibilidade ao novo ecrã táctil de 7", e colocado um novo friso que percorre todo o tablier. Um novo apoio de braço que desliza 60 mm para a frente e para trás, colocado entre os dois bancos da frente, aumenta a versatilidade e conforto do novo SUV. O novo friso e outras aplicações estarão disponíveis em cromado ou carbono preto. Os revestimentos de bancos e portas estarão disponíveis em pele (preto ou marfim), misto de alcantara e pele em preto, e apenas em tecido preto.

O novo CR-V também conta com um sistema de rebatimento de bancos traseiros de uma única acção e deslizamento 60/40, permitindo que sejam facilmente rebatidos tornando o espaço completamente plano. Isto permite ao CR-V continuar como uma referência ao nível de capacidade de carga máxima (1648 lt com pneu suplente normal, 1669 lt com pneu suplente de pequenas dimensões ou 589 lt com assentos traseiros levantados). O comprimento máximo de carga é de 1,570 mm, permitindo ao CR-V transportar facilmente duas bicicletas de montanha ou 4 sacos de golfe.
O CR-V estará disponível em 9 cores, sendo 1 delas nova (Castanho dourado metalizado), e quatro cores metalizadas (Azul Twilight, Titanium Urbano, Cinzento claro alabastro e Cinza metálico escuro), três pérola (Vermelho paixão, Orquídea branca e Preto cristal) e uma sólida (Azul oceano profundo) continuam do modelo anterior.

Tecnologia e Equipamento
O novo CR-V estará equipado com o sistema de informação e entretenimento Honda Connect, um sistema fácil e intuitivo de usar que conta com a tecnologia táctil familiar aos smartphones. O ecrã de 7" poderá ser personalizado com duas "skins" diferentes, e icons coloridos asseguram a navegação pelos menus tácteis de forma rápida e simples.
O Honda Connect dá aos ocupantes dos lugares da frente um acesso fácil e rápido à informação do veículo, câmara traseira de estacionamento, conectividade Bluetooth para smartphones, kit mãos-livres, acesso à internet através da rede móvel ou wi-fi do telefone (só funciona com o veículo parado), acesso a aplicações pré-instaladas, ao Honda App Center, ao sistema de GPS da Garmin (opcional), rádio DAB/FM/AM/Internet, interface do telefone, e ao computador de bordo do veículo.
Uma das aplicações pré-instaladas é a "Aha", que permite acesso a centenas de estações de audio (música, notícias, podcasts e livros audio, bem como feeds das redes sociais e serviços locais). Este interface facilita ainda pesquisas de pontos de interesse (restaurantes, hotéis, etc).
O opcional e premiado sistema de GPS da Garmin estará integrado, no Honda Connect, com mapas pré-instalados e milhões de pontos de interesse, permitindo ao condutor navegar sem recurso à rede móvel. As direcções são dadas por audio durante a condução activa e complementadas por medidas de orientação avançadas, a orientação de faixa de rodagem indica ao condutor a faixa mais apropriada para efectuar a mudança de direcção, e vistas foto-realísticas dos entroncamentos tornam  mais fácil a identificação do caminho a seguir. O sistema também incluí informação em tempo real do trânsito, avisos de limites de velocidade, vistas do terreno e edifícios em 3D, e Rota Eco.
O novo sistema Honda Connect estará disponível como equipamento standard em todas as versões do novo CR-V (excepto o nível Comfort/SE).

No campo da segurança o novo CR-V irá estar equipado com uma série de sistemas e funcionalidades.
O sistema de segurança activo Honda SENSING, por exemplo, é a actualização do anterior sistema avançado de condução assistida que combina tecnologia de radar e câmara, permitindo melhoramentos nos sistemas de mitigação de colisão em travagem (CMBS) e cruise control adaptativo (i-ACC). Para além deste sistema, o CR-V estará também equipado com Aviso de colisão frontal, Aviso de arranque na faixa, Sistema de seguimento em faixa (Lane Keep Assist), Sistema activo de travagem em cidade, Reconhecimento de sinais de trânsito, Informação do ângulo morto, Monitorização de tráfego e Luzes (máximos) automáticos. O Honda SENSING, bem como todos os outros sistemas que integram o Sistema avançado de condução assistida, estarão disponíveis na versão Executive ou como pacote opcional nas outras versões.
O novo sistema CMBS irá detectar veículos à distância e a sua aproximação ao veículo posicionado à sua frente. Ao contrário do actual CMBS, consegue também reconhecer outros objectos como peões ou veículos em sentido contrário.
O CR-V 2015 será o primeiro veículo do mundo equipado com o i-ACC. O Sistema de cruise control inteligente adaptativo será capaz de prever e reagir rápida e automaticamente quando outros veículos se atravessam na sua frente ao mudarem de faixa de rodagem.

Motor e Transmissão
O novo CR-V estará disponível em três motorizações diferentes, duas a gasóleo (1.6 lt de 120cv e 160cv) e uma a gasolina (2.0 lt de 155cv). As três cumpridoras da norma Euro6b.
Estes motores 1.6 lt i-DTEC, que substituem o anterior 2.2 lt i-DTEC, terão a ajuda de um turbo de dois níveis, que oferece mais potência de saída e níveis superiores de eficiência e emissões de CO2 mais baixas. Como resultado, os novos motores 1.6 lt conseguem a melhor relação potência/consumo do segmento.
Uma série de inovações introduzidas na tecnologia dos motores reduzem as perdas de energia por fricção, sendo agora 37% menos que as do seu antecessor e equivalentes às de um motor a gasolina. O resultado é um consumo de combustível de 4.9 lt/100km (condução mista).
O motor produz uma potência máxima de 160 cv e um binário de 350 Nm (um aumento de 6% relativamente ao anterior 2.2 lt i-DTEC), emitindo apenas 129 g/km de CO2 (um melhoramento de 11%) em conjunto com a transmissão manual de 6 velocidades.
O CR-V estará equipado com a nova transmissão automática de 9 velocidades (substituindo a anterior de 5 velocidades). A nova transmissão é caracterizada por mudanças mais largas, sendo que a primeira velocidade garante um rápido e potente arranque, enquanto que a mudança mais alta (velocidade de cruzeiro) transmite uma velocidade mais baixa ao motor que, por sua vez, reduzirá o consumo de combustível e nível de barulho em velocidades de cruzeiro. Dependendo da condição da condução (velocidade do motor e aceleração), a nova transmissão automática pode reduzir directamente da 9ª velocidade para a 5ª e da 7ª para a 4ª velocidade.
A nova transmissão foi desenvolvida de forma a ser mais pequena e leve (em cerca de 35kg), permitindo uma melhor distribuição do peso pelo veículo. O novo motor e transmissão juntos pesam menos 65 kg que a versão anterior, beneficiando a condução, manuseamento e resposta da direcção, bem como a sua eficiência.
Tal como no CR-V anterior, a versão a gasolina estará disponível com tracção frontal e às 4 rodas. O motor 2.0 lt i-VTEC terá uma potência máxima de 155 cv e 190 Nm de binário, sendo também cumpridor da norma Euro6.

Comportamento e conforto
O novo CR-V incluí actualizações ao chassis  para um melhor manuseamento e uma condução mais refinada. Nestas actualizações estão incluídos novos apoios das suspensões frontais, novos amortecedores, geometria das juntas dos braços inferiores revista e braços traseiros.
A distância frontal e traseira dos eixos foi aumentada por mais 15 mm, e o ângulo da curvatura aumentou meio grau para melhorar a estabilidade. O novo motor diesel reduziu o peso sobre as rodas frontais, aumentando a agilidade em curva, enquanto que a transmissão de 9 velocidades beneficiou a condução produzindo uma aceleração mais linear, devido a intervalos mais curtos durante a mudança entre velocidades.
De forma a oferecer uma melhor resposta durante a condução, o rácio da direcção foi aumentado em 8%, reduzindo o tempo de reacção do veículo a alterações de direcção quando contornando obstáculos a alta velocidade, e ao mesmo tempo mantendo um controle preciso e rápido do veículo em velocidades baixas para uma melhor manobrabilidade.
Pensando no conforto dos ocupantes, a marca introduziu uma série de melhoramentos ao interior do veículo. Delas fazem parte um duplicar da espessura dos isolamentos das portas, alterações ao revestimento do piso, e uma optimização dos materiais de isolamento acústico no tablier, portas e pilares. Foi também selada a zona frontal do capô de forma a reduzir o barulho aerodinâmico criado pelo vento. Como resultado destas e outras medidas, a cabine CR-V 2015 ficou 6% mais silenciosa do que a do seu antecessor.

Acessórios e opcionais
Para melhorar e personalizar o novo CR-V estarão disponíveis uma vasta série de acessórios e opções.
Deles fazem parte os pacotes Chrome, Aero, Iluminação, Conveniência e Carga, o Honda 3D Sound, suporte para tablets, gancho de reboque, organizador premium de carga, barras de tejadilho, estribos, acessórios estéticos e jantes em liga-leve.
A lista completa poderá ser consultada na aplicação Honda Genuine Accessories 2015, disponível no iTunes e GooglePlay.


Especificações técnicas

Motor e Transmissão

 1.6-litros i-DTEC
(diesel)
1.6-litros i-DTEC
(diesel)
2.0-litros i-VTEC
(gasolina)
Tipo
4 válvulas por cilindro
4 válvulas por cilindro
4 válvulas por cilindro
Capacidade
1597
1597
1997
Transmissão
9 autom - 6 manual
6 manual
5 autom - 6 manual
Compressão
16.0
16.0
10.6
Potência
160 cv às 4000 rpm
120 cv às 4000 rpm
155 cv às 6500 rpm
Binário
350 Nm às 2000 rpm
300 Nm às 2000 rpm
192 Nm às 4300 rpm

Relações

1.6-litros
6 velocidades 
Manual 
4WD
1.6-litros
9 velocidades Automática 4WD
1.6-litros
6 velocidades 
Manual 
2WD
2.0-litros 6 veloc. Manual 4WD
2.0-litros 6 veloc. Manual 2WD
 2.0-litros
5 veloc.
Automática 4WD
1ª
3.933
4.700
3.642
3.642
3.642
2.785
2ª
2.037
2.842
1.884
1.884
1.884
1.684
3ª
1.250
1.909
1.179
1.236
1.236
1.128
4ª
0.928
1.382
0.869
0.976
0.976
0.772
5ª
0.777
1.000
0.705
0.791
0.791
0.592
6ª
0.653
0.808
0.592
0.647
0.647
-
7ª
-
0.699
-
-
-
-
8ª
-
0.580
-
-
-
-
9ª
-
0.479
-
-
-
-
M. atrás
4.008
3.805
3.673
3.583
3.583
2.000
Final
4.111
3.734
4.352
5.333
5.333
4.437

Suspensão e amortecedores
Frente
MacPherson
Traseira
Reactiva Multi-link

Direcção
Tipo
Cremalheira e pinhão
Voltas completas
2.94
Viragem (rodas)
11.0 m
Viragem (carroçaria)
11.7 m (4WD) / 11.9 m (2WD)

Travões
Frente
Discos ventilados
Traseira
Discos

Jantes e Pneus
Jantes
Pneus - Frente
Pneus - Trás
17"
225
65R17
18"
225
60R18

Dimensões
Exterior
(mm)
Comprimento
4,605
Largura
2,096 (incluindo espelhos retrovisores)
Altura
1,685 (incluindo antena)
Entre eixos
2,630

Capacidade (litros)
Bagageira
589 / 1,669 (bancos rebatidos)
Tanque combustível
58

Performance e consumos
Motor
1.6-litros
6-veloc. Manual
4WD
1.6-litros
9-veloc.
Automática
4WD
1.6-litros
6-veloc. Manual
2WD
2.0-litros
6-veloc. Manual
2WD
2.0-litros
6-veloc. Manual
4WD
2.0-litros
5-veloc. Automática
4WD
Velocidade máx. (km/h)
202
197
182
190
190
182
0-100 km/h (segundos)
9.6
10.0
11.2
10.2
10.2
12.3
Urbano
(l/100 km)
5.3 (17”)
5.5 (18”)
5.6 (17”)
6.0 (18”)
4.6 (17”)
4.8 (18”)
8.9 (17”)
9.3 (18”)
9.3 (17”)
9.4 (18”)
10.0 (17”)
10.1 (18”)
Extra urbano (l/100 km)
4.7 (17”)
4.7 (18”)
4.8 (17”)
4.9 (18”)
4.2 (17”)
4.4 (18”)
6.2 (17”)
6.3 (18”)
6.3 (17”)
6.5 (18”)
6.0 (17”)
6.2 (18”)
Combinado
 (l/100 km)
4.9 (17”)
5.1 (18”)
5.1 (17”)
5.3 (18”)
4.4 (17”)
4.5 (18”)
7.2 (17”)
7.4 (18”)
7.4 (17”)
7.6 (18”)
7.5 (17”)
7.7 (18”)
COcombinado (g/km)
129 (17”)
133 (18”)
134 (17”)
139 (18”)
115 (17”)
119 (18”)
168 (17”)
173 (18”)
173 (17”)
177 (18”)
175 (17”)
179 (18”)





















Fonte: Honda

Back To Top